Em compras acima de R$ 1000,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Afinal, como funciona uma impressora 3D FDM?


9 minutos de leitura


A impressora 3D FDM funciona com a fusão de um filamento sólido em uma mesa de impressão, camada após camada. Esse tipo de impressão 3D é o mais popular em todo o mundo.


Quando falamos de impressão 3D logo pensamos na tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling, ou Modelagem por Fusão e Deposição). Isso acontece porque a impressora 3D FDM é a mais utilizada, até por ter preços mais acessíveis.

Porém, antes de comprar uma impressora é interessante que você saiba bem como ela funciona, as vantagens e desvantagens, possibilidades e limitações. Foi para isso que criamos este conteúdo. É um guia completo sobre como funciona uma impressora 3D FDM. Confira!

O que é a impressão 3D FDM?

A impressão 3D FDM é um modelo de fabricação aditiva. Essa tecnologia utiliza um polímero em forma de filamento sólido que é aquecido e depositado na superfície de impressão. Camada após camada a peça é construída.

Essa tecnologia é a mais popular entre as impressoras 3D. Podemos definir dois grandes motivos para isso:

  • preço acessível: tanto a máquina como o insumo já têm preços bem acessíveis, seja para o público empresarial ou o consumidor final. É possível encontrar impressoras 3D de alta qualidade por menos de R$ 2 mil;
  • ótimo desenvolvimento da tecnologia: as máquinas estão sendo cada vez mais desenvolvidas e melhoradas, tanto no aspecto de precisão, velocidade e facilidade de uso. Novos materiais também estão surgindo e atendendo demandas específicas.

Impressora 3D Ender

Como funciona uma impressora 3D FDM?

Exitem diferentes marcas e modelos de impressoras 3D FDM no mercado e o processo de funcionamento (movimentação, posicionamento dos componentes)pode variar um pouco, mas a base é a mesma.

Um carretel com o filamento termoplástico é inserido na máquina. O movimento do filamento é feito por um tracionador, que tem como função levar o material até o extrusor.

O conjunto do extrusor é o seguinte:

Conjunto do extrusor na impressora 3D FDM

A imagem acima mostra um esquema padrão de um conjunto extrusor. De máquina para máquina os componentes podem mudar, como é o caso do item 4 (tubo teflon), que não está presente em todos os modelos.

Os objetivos de cada componente são:

  1. Guia do filamento: guiar o material para a entrada do extrusor;
  2. Dissipador de calor: garantir que o material fique aquecido somente na parte do bloco aquecedor (6);
  3. Fan cooler: retirar energia térmica do sistema;
  4. Tubo teflon: facilitar a passagem do filamento no canal extrusor;
  5. Garganta do extrusor: entrada do material no bloco aquecedor;
  6. Bloco aquecedor: aquecer o material, levando-o até a temperatura de fusão;
  7. Bico de impressão: direcionar o material fundido.

Como garantir uma impressão 3D de sucesso?

Uma vez que você já entendeu como a impressora 3D FDM funciona, vejamos como é o processo ideal para garantir que imprima peças com alta qualidade.

Modelagem

O primeiro passo para criar uma peça impressa é a modelagem. Você pode utilizar diversos softwares conhecidos no mercado, como o Autocad, Solidworks, Thinkercad e outros.

Se você não tem conhecimento sobre modelagem 3D, não tem problema. Existem vários sites com arquivos prontos e gratuitos.

?? Conheça 24 sites para baixar modelos grátis para impressão 3D

É importante saber que se você vai modelar a sua peça, já faça isso pensando na impressão 3D. Ou seja, qual é a superfície que estará encostada na mesa de impressão, os ângulos, inclinação.

Projetar a peça pensando na impressão pode melhorar muito a qualidade, reduzir o tempo e economizar material.

Escolha do material

Falando em material, escolher o filamento certo para sua peça é primordial! Em projetos específicos você pode ter a necessidade de uma maior resistência mecânica, térmica, elasticidade ou outra propriedade.

Sendo assim, escolher o filamento errado pode arruinar sua aplicação!

?? Conheça as propriedades técnicas dos materiais para impressão 3D

Fatiamento (definição dos parâmetros)

Depois que você escolher o material e já estiver com o arquivo para ser impresso, chega o momento de definir os parâmetros. Esse processo é chamado de fatiamento.

Os softwares fatiadores mais utilizados são o Cura e Simplify 3D. O Cura foi desenvolvido pela Ultimaker e é totalmente gratuito. Basta baixá-lo e você já pode utilizar os recursos.

Já o Simplify 3D possui licença paga para utilização.

Preparação da impressora 3D FDM

Para garantir uma impressão 3D de sucesso você deve preparar a sua impressora.

Antes de começar a imprimir, limpe a superfície de impressão e garanta que a mesa está corretamente nivelada. Além disso, certifique-se de que o seu filamento está limpo, sem acúmulo de poeira e também sem umidade.

Acompanhamento

A impressão de uma peça pode durar horas e horas, mas você não precisa, necessariamente, ficar o tempo inteiro vigiando o trabalho da máquina. As primeiras camadas são primordiais. Se elas não saírem conforme esperado a chance de a peça dar errado é grande.

Por isso, recomendamos que você acompanhe pelo menos o término da primeira camada, avaliando se os parâmetros estão corretos, se o nivelamento da mesa está conforme.

?? Aprenda a configurar a primeira camada da impressão 3D

Acabamento

Não é obrigatório, mas muitas pessoas gostam de finalizar a impressão com um processo de acabamento na peça. Isso pode agregar maior valor ao projeto.

O ABS é um material que aceita muito bem o acabamento com vapor de acetona pura. O solvente consegue suavizar as camadas e entregar uma superfície bem lisa, sem os efeitos das camadas de impressão. Ele também pode ser lixado com facilidade.

Já o PLA tem uma maior dificuldade para dar acabamento. Ele possui como característica a elevada dureza superficial, o que dificulta lixar a peça posteriormente.

Quais são os materiais utilizados na impressora 3D FDM?

Hoje existem muitos tipos de filamentos disponíveis no mercado. Não podemos falar que um material é melhor do que o outro, mas sim que há uma melhor opção para cada necessidade.

Alguns dos materiais são:

Quais são as vantagens e desvantagens dessa máquina?

Prototipagem impressão 3D - impressora 3d fdm

Vantagens

  • preço acessível das impressoras e dos filamentos;
  • capacidade de grandes volumes de impressão;
  • diversidade de materiais disponíveis;
  • grande comunidade de usuários.

Desvantagens

  • limitação de resolução das peças, deixando a marcação das camadas;
  • restrição de detalhes finos.

Como escolher uma impressora 3D para comprar?

Impressora 3D Force One

Comprar uma impressora 3D pode não ser uma tarefa simples. No mercado existem diferentes modelos e marcas.

Recomendamos que você analise primeiro a sua necessidade, e só depois busque informações sobre modelos específicos.

Por isso, para te ajudar a encontrar a impressora 3D ideal para sua necessidade, criamos um guia completo com todos os passos e informações que você precisa conhecer. Baixe agora e tire suas dúvidas!

Depois conta aqui nos comentários o que achou!

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0